Saiba Mais Sobre o Empreendendorismo Digital

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Saiba Mais Sobre o Empreendendorismo Digital

O que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital consiste em criar um negócio na internet, comercializando serviços ou produtos online, sem a necessidade de investir em espaços físicos, uma boa estratégia para quem não disponibiliza de capital para investir.

Como exemplos de negócios digitais, temos: cursos online, e-commerces, blogs, canais do YouTube e soluções tecnológicas em geral.

A principal vantagem desse modelo de negócio é que você não precisa investir muito dinheiro para começar, em comparação ao mercado offline — dá pra começar até mesmo sem investir nada. Além disso, esse formato permite que trabalhe onde e quando quiser, o que possibilita uma maior flexibilidade em sua rotina.

Oferece mais flexibilidade

Ao contrário de formas de trabalho convencionais, o trabalho de um empreendedor digital é muito mais flexível e, inclusive, pode ser conciliado com outras funções.

Além disso, vale ressaltar que, diferentemente de um trabalho convencional, não há restrições de horário e local para quem trabalha na internet.

Um empreendedor digital pode trabalhar da sua casa, de uma livraria, de um café, de um coworking ou de qualquer outro local — a qualquer hora. Não é necessário cumprir com um horário comercial, por exemplo, como muitas pessoas fazem (das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira).

Dessa maneira, é possível organizar a rotina de uma forma muito mais adequada. Ou seja, você pode cuidar melhor da saúde, ter uma melhor qualidade de vida e, além disso, ter mais tempo com a família, por exemplo.

Baixo investimento para começar

Abrir um negócio físico é algo que envolve diversas despesas, como aluguel, contas de água, energia, telefone, internet, possíveis reformas e reparos, investimentos em equipamentos e mobílias, e mais. E isso, para quem empreende no digital, pode ser um obstáculo.

Agora, quando falamos sobre uma marca ou um negócio 100% digital, o investimento normalmente é bem menor, porque não precisa de uma infraestrutura física grande, nem de equipes maiores, entre outros custos que são comuns em negócios físicos.

Basicamente, com um computador, tablet ou até mesmo um celular, além de uma boa conexão com a internet, é claro, você já pode começar a atuar como empreendedor digital. E a sua sede, ou seu escritório, pode ser em qualquer lugar do mundo.

É fácil atingir mais pessoas

Outra vantagem do empreendedorismo digital: ele possui menos barreiras geográficas.

Então, uma marca pode se comunicar e fazer vendas com facilidade para públicos dos mais diversos lugares, que vivem em cidades, estados e até mesmo em países diferentes de onde o negócio está localizado.

Assim, é possível alcançar mais pessoas, de modo a ter um negócio viável, rentável e escalável.

A internet, sem dúvidas, ajuda um produto ou serviço a chegar muito mais longe. Por outro lado, não é o que ocorre na forma presencial. Nesse caso, há limites físicos que impedem a sua expansão e o alcance em outras regiões.

É mais fácil escalar negócios digitais

Escalar um negócio significa aumentar o seu volume de produção e de vendas, sem aumentar os investimentos e o custo fixo na mesma proporção.

Mais uma vez, isso dependerá de seu modelo de negócio, mas é inegável que é mais “fácil” escalar um empreendimento online do que uma loja física.

Vamos pensar em um exemplo presente no nosso dia a dia: os cursos online. Os cursos online, como sabemos, são infoprodutos, materiais educativos produzidos para serem consumidos pela internet.

Então, uma vez que você desenvolveu seu material e o disponibilizou online, qualquer um que pagar por ele poderá acessá-lo, sem necessidade de gravar as aulas novamente.

Esse tipo de produto também nunca ficará fora de estoque (a não ser que você decida tirá-lo do ar em algum momento).

Além disso, diferentemente da aula presencial, que você teria que ir até onde o aluno está (e estaria restrito a região onde vive), com cursos online e videoaulas você pode atrair estudantes de qualquer lugar do país e até mesmo do mundo.

Com esse exemplo, ficou mais simples entender o conceito de escalar, certo?

O que você precisa para ser um empreendedor digital?

A princípio, você precisará apenas de um computador com acesso à internet para começar. Mas, além do equipamento, algumas características são fundamentais para você se destacar diante dos concorrentes, como a Curiosidade e a Vontade de Estudar e aprender tudo sobre esse mercado.

Como escolher o melhor nicho no mercado digital?

Como o empreendedorismo é uma forma de trabalhar ou ganhar renda extra, é pertinente que possa ter relação com os assuntos do seu interesse, já que, inicialmente, suas atividades serão desempenhadas durante seus horários de folga.

Além disso, com maior simpatia e conhecimento sobre o tema, será mais fácil acompanhar as tendências e novidades e, claro, aproveitá-las e se destacar frente à concorrência.

Então, vamos mostrar algumas dicas para você escolher um nicho de mercado que seja ideal para você.

Liste suas habilidades e talentos

Tente considerar o conselho a seguir: escolha algo que você goste de fazer e, de preferência, que já conheça. Dessa forma, o processo de criação do empreendimento não é só mais intuitivo, mas também mais prazeroso.

Por isso, o primeiro passo para escolher seu nicho de mercado é fazer uma lista dos temas que você mais domina.

  • Quais são seus hobbies?
  • Em que tipo de atividades você se destaca?
  • Que tipo de assunto seus amigos pedem que você ensine?
  • O que você faria se tivesse que escolher uma única atividade para exercer pelo resto da vida?

Responder às perguntas acima pode dar importantes pistas sobre o nicho que você deve escolher.

Avalie oferta e procura

Depois de descobrir o que você sabe fazer melhor, está na hora de entender se existe uma procura para isso. Em poucas palavras: se você criasse um negócio nesse segmento, teria clientes suficientes para viver apenas disso?

Uma dica que ajuda muito é pesquisar determinada palavra-chave e, depois, verificar a quantidade de anúncios que aparecem no Google. Esse pode ser um indicador de que se trata de um termo concorrido e, portanto, que tem um mercado consumidor mais amplo.

Fique atento às tendências

Você já reparou que a forma como nos vestimos muda bastante ao longo do ano? Seja por causa da estação, seja por influências culturais de outros países, estamos sempre usando certas peças e deixando outras guardadas no armário.

Como na moda, existem alguns assuntos que são tendências passageiras. A exemplo, temos as notícias e os memes, e outros que sempre despertam o interesse das pessoas.

Você também pode visitar sites e blogs voltados para seu mercado, acompanhar digital influencers reconhecidos por serem trendsetters e, além disso, verificar quais assuntos são mais recorrentes ou despertam mais o engajamento dos visitantes.

Saiba quem são as autoridades no assunto

Tornar-se uma autoridade no assunto é uma de suas metas, mas, até lá, você precisa atender ao que o mercado e seu público-alvo consideram como uma referência.

Então, identifique quem são as autoridades no seu nicho e analise seu comportamento, sua formação, os canais de comunicação que utilizam, como se atualizam etc. Use tais profissionais como sua referência para o sucesso.

Não tente abraçar o mundo

Ter muitos mercados para trabalhar parece ser uma boa estratégia, afinal, são mais clientes para serem captados. Mas, claro, isso também implica mais esforço para divulgação, maior volume de concorrentes e um posicionamento que vai contra sua tentativa de se tornar autoridade em algum tema.

Por isso, em vez de ser um Afiliado ou produtor que vende qualquer produto digital, especialize-se em alguma área, como gastronomia, emagrecimento ou cursos preparatórios para concursos, por exemplo.

Empreendedorismo digital: como partir para a ação?

Hora de virar um empreendedor digital! Por mais que você se prepare, sempre terão aqueles aprendizados que você só adquire quando coloca em prática.

Por isso, você pode seguir algumas etapas importantes:

1. Planeje o investimento inicial

Começar a empreender no digital não acontece do dia para a noite. É preciso pesquisar o investimento inicial necessário para dar início ao negócio. Para isso, escolha o formato do empreendimento que deseja e, em seguida, pesquise o que é preciso para começar.

2. Escolha e estude o nicho 

Na internet, há milhares de possibilidades de nicho para atuar. É fato que algumas áreas são mais concorridas que outras, mas, lembre-se que o ideal é escolher algo do seu conhecimento para facilitar o seu trabalho e a alavancagem do negócio, se for um nicho de mercado inexplorado, ótimo. Mas, se não for, existem maneiras de se destacar mesmo nos mais saturados.

3. Estude o mercado e a concorrência

No mundo, a concorrência faz parte de tudo que consumimos. Portanto, para ser referência no mercado, vender mais e conseguir vantagem competitiva, é preciso estudar o concorrente e entender quais são os acertos e erros cometidos por ele.

Na parte de acerto, por exemplo, você pode otimizar e inovar para fazer melhor. Quando você identifica algum erro do concorrente, evite fazer o mesmo no seu negócio.

4. Comece a lapidar a sua ideia 

Agora, é hora de colocar a sua ideia de negócio no papel, de acordo com o estudo feito. Para isso, tente responder às perguntas abaixo.

  • Seu produto resolve um problema? Qual?
  • Você consegue executar essa ideia melhor que o seu concorrente?
  • Sua ideia é fácil de entender?
  • Se você estivesse no lugar do consumidor, você também compraria seu produto?

Caso você tenha respondido “não” para alguma das alternativas, seria interessante reavaliar seu planejamento, isto é, como uma forma de encontrar oportunidades de melhoria.

5. Divulgue o seu produto

Depois do planejamento e testes, chegou o momento de colocar seu produto (ou serviço) no ar, além de divulgá-lo para os usuários.

Para desenvolver uma boa estratégia de divulgação, lembre-se dos aspectos principais e necessários para fazer as primeiras vendas:

  • O perfil do consumidor;
  • Os conteúdos que precisam ser feitos para divulgar;
  • Canais de comunicação (ex.: redes sociais).

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