O fim do ano chegou trazendo grande expectativa para as vendas de Natal. Para o e-commerce, o cenário também não poderia ser diferente. Para analisar as tendências e o comportamento do consumidor no Natal de 2023, foi realizada uma pesquisa com usuários do e-commerce residentes no Brasil, no período de 01 a 15 de novembro de 2023.
Confira os dados completos:
Planejamento de compras para o Natal 2023
Segundo a pesquisa, 79% dos consumidores online planejam realizar alguma compra para o Natal, contra 21% que afirmaram que não planejam comprar nada para o Natal este ano. Em 2022, esse percentual foi de 75%, um aumento de 5% para o período.
Canal por onde as compras serão realizadas
O levantamento mostrou também que o Smartphone continua sendo o canal de compra preferido dos participantes, com 83% dos usuários respondendo que devem realizar suas compras via celular. O resultado é 11% maior do que a amostra de 2022. Já outros 41% afirmaram que o canal escolhido será o computador; outros 3%, afirmaram fazer compras pelo tablet e 22% devem realizar suas compras em lojas físicas.
Utilização de Cupons de desconto
98% dos usuários pesquisados respondeu que pretende utilizar cupons nas compras e 2% afirmaram que não pretende utilizar cupons nas compras este ano.
Utilização de Cashback
92% dos participantes responderam que sim, devem utilizar cashback nas compras, contra 8% que não devem utilizar cashback nas compras nesse Natal.
Categorias mais procuradas
Dentre as categorias mais buscadas, o levantamento aponta que 39% dos usuários devem gastar com produtos do segmento de Moda. Outras categorias citadas: Outros (34%); Eletrodomésticos (29%); Maquiagem e Beleza (25%); Informática (25%); Smartphones (24%), Outros Eletrônicos (24%), Brinquedos/Infantil (24%), TV (18%), Decoração (16%), Livros (15%), Esporte e Fitness (15%), Jogos ou videogames (13%).
Influência da Black Friday
Durante a Black Friday desse ano, 66% dos usuários afirmaram que já aproveitariam a data para adiantar as compras de Natal, aproveitando os descontos e facilidades oferecidos no período, um aumento de 3% em relação à 2022. Outros 34% que decidiram não utilizar a data e suas vantagens para realizar essas compras para a data.
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